No mês de outubro de 1946, o Papa Pio XII nomeou Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, carmelita ordenado em Roma, Bispo Auxiliar de Dom Antônio Augusto de Assis, e que aqui chegou no dia 15 de fevereiro do ano seguinte.
    Em nossa cidade, um de seus primeiros trabalhos foi o empenho junto aos representantes das Províncias de Santo Elias, no Brasil e na Holanda, reivindicando a vinda de padres carmelitas a fim de que assumissem a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida a qual, na época, encontrava-se sem a assistência de um pároco. Em 24 de janeiro de 1948, fruto desse trabalho, desembarcaram na estação ferroviária, ao lado de Dom Gabriel, os três primeiros frades para prestarem seus serviços à Diocese. Eram eles: Frei Policarpo Van Leeuwen, Frei Hugo Brasil e Frei Guilherme Verdyle, sendo que o primeiro ficou à frente da Paróquia da Aparecida de 25 de janeiro de 1948 até 31 de dezembro de 1950. Em seguida, Dom Gabriel conseguiu, junto ao Provincial da Holanda, a aprovação da vinda de uma comunidade de monjas carmelitas da Antiga Observância para trabalharem em Jaboticabal.

 


Irmãs Carmilitas recebendo as visitas do Pe. Rodrigo Antônio Biso e do bispo diocesano Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB

   Frei Hugo Brasil, que se tornou pároco da Catedral de Nossa Senhora do Carmo entre os anos de 1948 e 1949, foi encarregado de preparar um abrigo para as monjas, escolhendo, então, uma casa situada na Praça Dr. Joaquim Batista que foi reformada e aparelhada para se transformar em mosteiro provisório com a finalidade de acolher as irmãs que estavam prestes a chegar. No dia 06 de dezembro de 1948, aportaram em nossa cidade dez religiosas carmelitas (Madre Teresa Feyen, Madre Paula Schermer, e as Irmãs Angelina Van Keysteren, Ângela Paulssem, Carmela Verstergen, Eufrásia Bockting, Aloisia Hammink, Inês Van den Koeck, Lúcia Hoogsde e Adriana Reckelhof) que vieram acompanhadas, desde a Holanda, por Frei André Wilborts, as quais foram solenemente recebidas por Dom Antônio Augusto de Assis, pelo clero diocesano, congregações religiosas e autoridades municipais.
   Da estação ferroviária, em um cortejo formado por diversos automóveis, visitaram o local adquirido pela Província, uma chácara na Rua Coronel Sodré, em que seria construído o futuro mosteiro; posteriormente, seguiram para o Colégio Santo André onde foram acolhidas pelas irmãs andrelinas. Nesse mesmo dia, Dom Assis abençoou as dependências e a capela do mosteiro provisório, o qual foi batizado de “Flos Carmeli” (Flor do Carmelo), momento em que Nossa Senhora do Carmo, a mãe do Carmelo, recebeu lugar de destaque na nova fundação, ao lado do Santíssimo Sacramento que o Senhor Bispo levara em procissão da Catedral para a Capela do Mosteiro. Em 24 de dezembro de 1950, Dom José Varani, Bispo Coadjutor da Diocese de Jaboticabal desde 12 de setembro daquele mesmo ano, presidiu a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo Mosteiro, o qual seria construído no Bairro da Aparecida.



Monjas Carmilitas com o Pe. Rodrigo Antônio Biso administrador da Paróquia Santuário N. Sra. Aparecida

   Na festa de São Simão Stock, em 16 de maio de 1952, bem cedo, as irmãs deixaram a casa paroquial da Catedral, onde por quatro anos residiram, dirigindo-se para sua nova morada que, na época, já possuía uma ala e algumas dependências prontas. A bênção inaugural do Mosteiro, parcialmente concluído, foi realizada por Dom José Varani que percorreu todas as repartições. Completando esse sublime momento, o Padre Provincial, Frei Emílio Wink, celebrou uma missa solene e as irmãs carmelitas entoaram o “Te Deum”, um cântico de ação de graças, testemunhando a Deus sua gratidão pelo sonho realizado.
    Decorridos setenta anos de sua fundação, o Mosteiro “Flos Carmeli” abriga, na clausura anônima as Irmãs Maria do Carmo Silveira Moraes, Teresinha Ueda, Sônia Teles da Silva, Francisca Marlene Rocha, Silvana Cristina Gameiro, Davina Carmen Silva, Vera Lúcia Alves, Margarete Tavares da Silva, Maria Solange Nicácio de Melo, Maria Cecília Rocha, Letícia Gomes de Almeida e Taísa Beatriz Cheoderolli Decatriz, as quais realizam, no silêncio e na oração, atividades em prol das pessoas que as procuram em busca de conforto espiritual e de seus belos produtos artesanais; acolhem com muito carinho e simpatia a quem se dirige à ampla Capela do Mosteiro a fim de participar de celebrações religiosas. As irmãs ali permanecem sempre ao lado de Maria e de seu filho Jesus, constituindo-se a exemplo do Profeta Elias numa tocha ardente que abrasa e ilumina com amor o mundo em seu redor.
   Em assim sendo, na cidade de Jaboticabal, cuja fundação aconteceu no dia 16 de julho de 1828 sob a invocação de Nossa Senhora do Carmo, o Mosteiro Carmelita tem caminhado como parte de sua bonita História, sempre sinalizando o Absoluto Divino na vida de seus habitantes.

Fonte: Nossa Senhora Aparecida em Jaboticabal
Sonho, Caminhada e Realização
Autor: Prof. Antônio Pascoal André


Irmãs Carmelitas no Mosteiro em outubro de 2017

O Mosteiro “Flos Carmeli” abriga, na clausura anônima as Irmãs:

Maria do Carmo Silveira Moraes;
Teresinha Ueda;
Sônia Teles da Silva;
Francisca Marlene Rocha;
Silvana Cristina Gameiro;
Davina Carmen Silva;
Vera Lúcia Alves;
Margarete Tavares da Silva;
Maria Solange Nicácio de Melo;
Maria Cecília Rocha;
Letícia Gomes de Almeida;
Taísa Beatriz Cheoderolli Decatriz


Fachada do Mosteiro "Flos Carmeli" em Jaboticabal/SP


   A instituição da Ordem Terceira do Carmo, depois também chamada de Venerável (devido ao facto de se tratar da maior ordem religiosa mariana), remonta ao tempo de São Simão Stock que, além de ter sido um importante empreendedor na constituição da Ordem do Carmo foi quem recebeu das mãos de Nossa Senhora o Seu famoso Escapulário, sob a promessa de divinas graças que seriam concedidas aos seus confrades que o usassem com devoção.
   De acordo com a tradição carmelita, Nossa Senhora anunciou-lhe: "Meu filho muito amado: eis o escapulário que será o distintivo da minha Ordem. Aceita-o como um penhor de privilégio, que alcancei para ti e para todos os membros da Ordem do Carmo. Aquele que morrer vestido deste escapulário, estará livre do fogo do inferno". A partir daí, São Simão Stock passou a difundir, com toda a sua dedicação, esta piedosa devoção mariana pelo mundo inteiro, tendo inclusive sido ele o responsável pelo estender das graças Escapulário aos leigos, e obtido, por parte da Rainha Celestial, especial proteção na fundação da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo (no ano de 1251), acolhendo também os devotos leigos da comunidade e que passaram a participar dos grandes privilégios inerentes ao Escapulário.
   É considerado, contudo, como fundador das Irmãs Carmelitas de clausura e da própria Ordem Terceira do Carmo, o Beato João Soreth. Na realidade, tal deve-se ao facto de que, em meados do século XV, apesar dessas comunidades religiosas já existirem, estas viviam sem regra definida e foi ele quem deu-lhes a devida forma canónica. Foi o Beato João Soreth quem, na primeira pessoa, empreendeu todos os esforços necessários e obteve do Papa a aprovação dos estatutos legais e o reconhecimento da Ordem das Irmãs Carmelitas de clausura e da Ordem Terceira do Carmo (sendo esta última composta maioritariamente por homens e mulheres leigos, mas que estão ligados espiritualmente, e de modo bastante particular, aos restantes membros da Ordem do Carmo).


Fiéis pertencentes à Ordem Terceira do Carmo - Abril de 2018

   Johannes Elise Theo Wanders, filho de Theodor Dietrich Wanders e de Elizabeth Bemelen Wanders, nasceu em Heerlen, Província de Limburg na Holanda, no dia 21 de novembro de 1932.    Cursou o ensino primário na Lieve Vrouwschool em Molenberg, e o ginasial em Bernardinus Colege, em Heerlen. Sentindo-se vocacionado ao sacerdócio, ingressou no Seminário Santo Alberto, em Zenderen (OV.), na Holanda.
   Atendendo ao convite da Província Carmelitana de Santo Elias, com sede em São Paulo, dirigiu-se ao Brasil embarcando no Porto de Le Havre, em território francês, no navio “Louis Lumière”, no dia 15 de outubro, tendo chegado ao Porto de Santos em 2 de novembro de 1952.
   Em seguida, foi encaminhado para o Seminário Menor do Carmo da cidade de Itu, a fim de estudar e aprender a se comunicar em língua portuguesa. Ali permaneceu até 21 de janeiro de 1954, momento em que iniciou em Moji das Cruzes o seu noviciado como religioso da Ordem Carmelita, sendo-lhe imposto, naquela ocasião, o nome de Frei Batista.
   Professou na Ordem no fim do noviciado, no dia 22 de janeiro de 1955, e foi enviado ao Convento do Carmo, no Bairro da Bela Vista, em São Paulo, para completar sua formação e estudos em Filosofia e Teologia. Foi ordenado sacerdote no dia 17 de dezembro de 1960, na Basílica de Nossa Senhora do Carmo em São Paulo, pela imposição das mãos de Dom Paulo Rolim Loureira. No dia 28 de janeiro de 1961, foi designado para o Convento São José, em Itaim-Bibi, na capital paulista, como vigário da Paróquia Santa Teresa de Jesus, onde permaneceu até janeiro de 1965. Nessa época, foi transferido para Jaboticabal como Superior da Comunidade Carmelitana aqui instalada, e Vigário da Paroquial. Exerceu os dois cargos até janeiro de 1995, quando se torno orientador espiritual da Ordem Terceira do Carmo até 16 de novembro de 2015, e Capelão das Monjas do Mosteiro “Flos Carmeli”, ministério este que ocupa até o presente momento. Atualmente conta com oitenta e cinco anos de idade, sendo que cinquenta e dois vividos na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, trinta como pároco e vinte e dois como capelão. Durante esse período tem acompanhado a trajetória de gerações do batizado à primeira comunhão, do casamento à extrema-unção. 
   Quantas crianças, jovens e adultos devem muito de sua formação religiosa à dedicação deste frade carmelita holandês que se identificou com a cidade de Jaboticabal, visto que aqui fincou suas raízes e daqui jamais saiu.

Fonte: Nossa Senhora Aparecida em Jaboticabal
Sonho, Caminhada e Realização

Autor: Prof. Antônio Pascoal André


Johannes Elise Theo Wanders - (Frei Batista)

VEJA COMO CHEGAR AO
MOSTEIRO "FLOS CARMELI"

Onde você está?


Cidade:


Estado:


ACONSELHAMOS O FIREFOX
PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Download do aplicativo

Baixe o aplicativo aqui!

 

HORÁRIO DE MISSAS NO MOSTEIRO "FLOS CARMELI"

Missas de segunda à sexta-feira às 7h
Sábado às 19h30 - Domingo às 7h30
Rua Coronel Sodré, 652 - Bairro Aparecida

  (16) 3202-0626